Top 10 jatos mais rápidos são os seguintes:
10: General Dynamics F-111 "Aardvark"
Foi desenvolvido em 1960 por EUA e ele está em uso ativo na Real Força Aérea Australiana. Sua velocidade máxima é de Mach 2,5, ou seja: 2,5 vezes mais rápido que a velocidade do som. Aardvark é alimentado pela Pratt & Whitney TF30 twin-P-100 turbinas turbo fãs.
9: MIG 31 Foxhound
É produzido pela Rússia e é uma versão avançada do Foxbat MiG-25. A velocidade máxima de Mach 2,83 (ou seja: 2,83 vezes a velocidade do siom). O Foxhound tem 1860 mph e é impulsionado por duas turbinas SoloveivD-30F6 ventilador turbo . Foxhound tem capacidade para produzir 34.172 lbf de empuxo seco.
O MiG-31 Foxhound é um caça de alta performance, capacitado para interceptar e destruir múltiplos alvos aéreos a altitudes entre os 50 e os 28 000 metros, em todas as condições atmosféricas de dia e de noite.
O desenvolvimento deste interceptor começou em 1970, baseado na célula do MIG-25 Foxbat, voou pela primeira vez em 16 de Setembro de 1975 e terão sido construídos desde 1979 505 exemplares nas suas várias versões.
Fez a sua apresentação mundial, quando apareceu em público pela primeira vez, no Salão Aeronáutico de Paris em Julho de 1991 participando tanto na exibição estática como na aérea.
8: F-15 Eagle
Um produto dos EUA, F-15 Eagle é alimentado por duas vezes Pratt & amp; Whitney F100 turboventilador de fluxo axial, com uma capacidade de produzir 29.000 lbf de empuxo. Tem uma velocidade máxima de Mach 2,5.
7: Valkyrie XB-70
Tem uma velocidade máxima de Mach 3,1 e é produzido pelos EUA. Ele é alimentado por 6 YJ93 General Electric-GE-3 máquinas turbojato pós-combustão.
6: Bell X-2 Starbuster
Este jato vem com uma história triste, mas bem-sucedida com ele. É produzido pelos EUA e era um projeto de pesquisa com capacidade de atravessar a Mach 3. Lt.Col. Frank K. "Pete" Everest em novembro de 1955 foi o primeiro a testar esse jato e ele voou esta coisa a uma velocidade acima de Mach 3, mas infelizmente, isso levou a sua vida também. É verdade que foi um incidente desanimador. Starbuster é alimentado por duas câmaras do nível do mar XLR25 propulsão do motor do acelerador-poder.
O desgn foi pensado para proporcionar estabilidade e sistemas de controle de aeronaves para velocidades supersônicas e foi uma das maiores dificuldades que enfrentou quando os engenheiros se aproximaram a velocidade Mach 3. Nessas velocidades, o dispositivo irá encontrar uma "barreira térmica", o que causaria danos graves de superaquecimento devido ao arrasto aerodinâmico.
O X-2 foi construído de aço inoxidável e ligas de cobre-níquel , e conduzido com um motor de foguete de duas XLR-25 câmeras capazes de fornecer uma pressão entre 11 e 67 kN .
5: Mig-25 "Foxbat"
É produzido pela Rússia e é muito pragmático em funcionamento em altas altitudes acima de 80.000 pés. Sua velocidade máxima é de 3,2 Mach e é alimentado por duplos Tumansky R-15B-300 turbojatos pós-combustão.
4: Blackbird SR-71
Ele foi desenvolvido pela Lockheed Corporation, EUA, em 1960 e é a versão de atualização do avião de reconhecimento U-2. É alimentado por 2 Pratt $ amp; Whitney J58-1 continua a sangrar turbojatos pós-combustão com uma capacidade para fornecer 32.500 lbf empuxo cada. Ela pode voa tão alto como uma altitude de 100.000 pés com 3 vezes a velocidade do som (Mach 3,5). Ele estava em uso pela USAF por 40 anos e foi aposentado em 1998.
3: X-15
Com a velocidade máxima de Mach 6,72, o X-15 é a terceira mais rápida aeronaves a jato. Seu motor é XLR99 Thiokol-RM-2 motor de foguete de combustível líquido que utiliza oxigênio líquido nos combustíveis. Ela pode voar tão alto como 354.330 pés.
2: X-43A
Este jato é abastecido por hidrogênio e pode se mover a uma velocidade de Mach 9,8. O crédito vai para o-ramjet de combustão supersônica. É produzido pelos EUA.
1: Ônibus Espacial
O mais rápido avião do mundo é alimentado por três conjuntos que contêm reutilizáveis Orbiter Vehicle ou OV, o tanque externo ou ET, que é abastecido por LOX/LX2 e 2 reutilizáveis propulsores de combustível sólido SRB ou que são alimentados por MMH/N204. Sua velocidade máxima é superior a 20 Mach.
A velocidade Mach ou Mach (Ma) é uma unidade de medida de velocidade. É definida como a relação entre a velocidade do objeto e a velocidade do som:
Fonte: Tip Top Ten
Qual é o avião mais rápido do mundo?
Se for para considerar só a velocidade, mesmo, o ouro vai para o X-15A2, um avião experimental que a Nasa, agência espacial americana, apresentou há 37 anos. Ele chegou a mais de 7 mil km/h, mas com um porém: não decolou sozinho. Suas asas eram pequenas - para não resistir muito ao ar - e por isso ele só conseguia sair do chão de carona em outro avião, sendo solto como se fosse uma bomba. Já entre os aviões de verdade, o mais veloz foi o Sr-71 Blackbird. Ele tinha metade da velocidade do X-15, mas era capaz de sair do chão sozinho. Como o Blackbird era de uso militar, fica a dúvida (e a surpresa) em relação ao mais rápido avião de passageiros da história. Quem se lembrou do Concorde errou, pois ele perde para um "clone" russo (veja no infográfico). Mas, de fato, quando se fala em aeronave rápida, quem ficou na memória foi mesmo o Concorde. Produzido por uma aliança entre os governos francês e britânico - daí o nome, "concórdia", em francês -, ele voou pela primeira vez em 1969.Numa velocidade de mais de 2 120 km/h - contra 912 km/h de um Boeing -, ele ia de Nova York a Paris em 3 horas e 45 minutos. Mas, com tanta agilidade para os passageiros, por que a coisa não vingou? Porque o petróleo ficou caro demais. No início da década de 1970, o combustível quadruplicou de preço e a viabilidade comercial do Concorde foi para o espaço. É que o supersônico levava pouco mais de 100 passageiros e bebia 20 toneladas de querosene por hora, contra 11,5 de um Boeing capaz de carregar mais de 400 pagantes. Com isso, o preço de uma passagem no Concorde chegou a 20 mil reais! Alguns ricaços ainda ajudaram a sustentar certas linhas do avião, mas um acidente que matou 114 pessoas na França em 2000 aumentou ainda mais os prejuízos. O Concorde, então, parou de voar em 2003.
Mergulhe nessa
Na livraria:
The Encyclopedia of Modern Military Weapons, Chris Bishop, Barnes & Noble, 1999
Na internet:
www.aerospaceweb.org/question/performance/q003ob.shtml
www.pbs.org/wgbh/nova/supersonic/nextgeneration.html
www.concordesst.com
www.concordesst.com
Esquadrilha sem fumaçaVelocidade do som é primeira marcha para essas seis máquinas campeãs em várias categorias
XB-70 VALKYRIE
Velocidade máxima: 3 310 km/h (Mach 3,1)
São Paulo-Nova York em: 2 horas e 18 minutos
Período em atividade: entre 1964 e 1966
O avião mais rápido na categoria bombardeiros foi desenvolvido nos Estados Unidos para que pudesse atacar a União Soviética sem ser interceptado. Mas o Valkyrie era caro e pouco seguro. Só dois foram construídos: um caiu e o outro acabou num museu
TUPOLEV 144
Velocidade máxima: 2 550 km/h (Mach 2,4)
São Paulo-Nova York em: 3 horas
Período em atividade: entre 1968 e 1978
O avião de passageiros mais veloz é este aqui, um clone soviético do Concorde lançado um ano antes do "original". Mesmo rápido, o "Concordski" estava mais para uma Brasília que para uma Ferrari: seu barulho e vibração beiravam o insuportável. Foi aposentado após duas quedas
MIG-25 FOXBAT B
Velocidade máxima: 3 400 km/h (Mach 3,2)
São Paulo-Nova York em: 2 horas e 15 minutos
Período em atividade: de 1964 até hoje
Essas turbinas tamanho "Joana Prado" não estão aí à toa. O Mig-25 é o caça mais rápido do mundo. Ele foi uma resposta da União Soviética ao XB-70 Valkyrie, dos Estados Unidos. Mesmo ultrapassado, ainda equipa Forças Aéreas de muitos países
X-15A2
Velocidade máxima: 7 115 km/h (Mach 6,7)
São Paulo-Nova York em: 1 hora e 4 minutos
Período em atividade: 1967
O X-15 é o campeão absoluto de velocidade, mas era quase um foguete. A Nasa o desenvolveu para testar a estabilidade de vôo a velocidades e altitudes extremas, o que foi útil para seus programas espaciais. Em 2001, a Nasa tentou chegar a 10 000 km/h com o X-43A, sem piloto. Mas o avião caiu
SR-71 BLACKBIRD
Velocidade máxima: 3 590 km/h (Mach 3,35)
São Paulo-Nova York em: 2 horas e 8 minutos
Período em atividade: entre 1964 e 1998
Entre os aviões para valer, que decolam sozinhos, o Blackbird é o número 1 em velocidade. Ele fazia serviços de espionagem para os Estados Unidos. Seu recorde dificilmente será batido, pois as Forças Aéreas do mundo todo vêm dando preferência a aviões mais ágeis do que velozes
F-15 EAGLE
Velocidade Máxima: 2 690 km/h (Mach 2,5)
São Paulo-Nova York em: 2 horas e 48 minutos
Período em atividade: de 1972 até hoje
Os americanos queriam fazer um caça que fosse dos Estados Unidos à Europa sem reabastecer. E rápido. A resposta foi o F-15, o mais veloz caça americano. Velho de guerra, vai ser substituído pelo caça-bombardeiro F/A-22, ainda em testes, até 2010
OBS. 1: Mach é quantas vezes mais rápido que o som o avião voa. A forma como o número de Mach é apresentado para cada aeronave varia em função de sua altura típica de vôo
OBS. 2: Foi Adotada a distância de 7 653 quilômetros entre São Paulo e Nova York. Foram descartadas no cálculo desse trajeto as limitações no uso da velocidade máxima e de autonomia, além do tempo de pouso e decolagem
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