quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Top 10 catástrofes naturais no planeta

Ao longo da história catástrofes atingiram todo o mundo. Embora o número de mortes tenha diminuído ao longo dos anos, o número de catástrofes naturais aumentaram. Esta lista abrange 10 tipos de desastres naturais que ocorrem com bastante frequência em todo o mundo. Para cada tipo incluímos um desastre histórico, assim como um recente evento que lembram a você o quão devastadora a Mãe Natureza pode ser.
Ao se preparar para um desastre natural, você pode querer ter discos rígidos robustos de backup para manter seus dados seguros. Adicionando um telefone celular pré-pago e um rádio solar no seu kit de emergência também será uma boa idéia.

10. Fogo
Em 1666 a cidade de Londres virou cinzas. Cerca de oitenta por cento da cidade foi destruída em quatro dias. Há relatos variados sobre o número de pessoas que realmente morreram, mas os números são muito menores do que você imagina: menos de 20. Enquanto o fogo aconteceu quase 350 anos atrás, o fogo continua a causar problemas para muita gente. Em 2007 incêndios florestais na Califórnia destruíram mais de 1.500 casas e 500.000 hectares.

Vários fatores causam incêndios, incluindo:


Equipamentos defeituosos
Relâmpagos
Fumar
Cozinhar
Combustão espontânea

A fiação elétrica nas paredes e relâmpagos são bastante comuns, mas também pontas de cigarro não corretamente descartadas e petróleo muito quente são causa de outros incêndios. As pessoas podem rir de combustão espontânea, mas acontece. Pergunte a um agricultor sobre as culturas armazenadas e eles vão explicar os perigos do calor, umidade e tempo. Não só os agricultores precisam se preocupar, mas isso acontece com os jornais também.

9. Inundação
Ao longo da história, as inundações, provaram ser os mais mortais desastres naturais. Isto é principalmente devido às altas densidades populacionais em torno de rios. Quando bem-comportado, rios fornecem os recursos necessários para a agricultura, indústria e transporte. Não é por acaso que todas as civilizações antigas cresceram em torno de rios.

Também deve ser notado que nem todos os mortos foram vítimas das enchentes iniciais. Doenças e fome que se seguiram aos desastres provavelmente mataram mais do que as enchentes em si.

Desastres de inundação, principalmente como resultado de tufões ou furacões foram excluídos desta lista e em vez disso são incluídos na lista dos piores desastres do furacão.
A pior inundação até à data aconteceu em 1931 em toda a China central. O Rio Amarelo, o Yangtze e o Huai, todos contribuíram para o desastre. Embora não haja registros exatos de quantas pessoas morreram, estima-se 1,3 a 4.000.000 pessoas morreram e mais de 28 milhões ficaram desabrigadas. Embora o número de mortos em inundação é baixo nos últimos anos, o dano causado é extenso. Em 2010, uma inundação em toda a Europa central causou a morte de 37 pessoas, e cerca de 23.000 pessoas foram evacuadas. Na Polônia, por si só o custo econômico estimado foi de 2,5 bilhões de euros.

As inundações podem ocorrer devido a:

Chuvas fortes
Rompimento de diques
Escoamento
Quebra de Barragens

Certa vez ouvi que o dilúvio pode ser descrito como um desastre de vagaroso, pois  pessoas podem preparar tudo com antecedência. Excesso de chuvas é um bom indicador de que os rios podem transbordar. Uma primavera excessivamente quente pode alertar as pessoas para se prepararem para o transbordamento de rios. Algumas barragens mostram sinais de fraqueza antes de quebrar. Da mesma forma, uma casa construída em planícies de inundação poderia provavelmente ser inundada em algum momento no futuro.

8. Nevasca
Em 1888, uma tempestade pairou sobre a Nova Inglaterra caindo 40-50 centímetros de neve em vários estados, alguns dos montes de neve superaram a 50 pés. O número total de mortos chegou a 400. Em 1972, a pior nevasca registrada atingiu o Irã , despejando mais de 26 metros de neve. Aproximadamente 4.000 pessoas morreram, e algumas das aldeias periféricas não tiveram sobreviventes.

Características de uma nevasca incluem:

Baixas Temperaturas
Os ventos fortes
Neve intensa
A diferença entre uma tempestade de neve e uma tempestade de neve se relaciona com a força do vento. Nevascas não são necessariamente tida como a causadora de mortes da mesma forma que um furacão ou tsunami poderia ser, mas elas ainda são perturbadoras para as economias locais. Isto é especialmente verdade em áreas mais quentes que não estão preparados para lidar com toda a neve. Mesmo áreas que estão preparados ainda tem problemas ao receber tanta neve de uma vez.


7. Tornado
O desastre mortal do furacão na história dos Estados Unidos ocorreu em 1925, apesar de Missouri, Illinois e Indiana. O número de mortos chegou a 747 combinado. Embora houvesse vários tornados envolvidos, variando em intensidade de um F2 na escala-topping F5 máximo, a maioria dos danos foi feito em menos de 12 horas por um tornado F5 que matou 695 pessoas. O pior furacão da história mundial aconteceu em 1989 em Bangladesh. A classificação é desconhecida, mas 80 mil pessoas ficaram desabrigadas, 12.000 pessoas ficaram feridas durante a tempestade e o número de mortos chegou a 1.300 pessoas.

Tipos de Tornados incluem:

Bica
Terras faneca
Várias vórtices
Enquanto algumas áreas são mais propensas a ter tornados que outros, é importante lembrar que os furacões podem acontecer em praticamente qualquer lugar. Alguns exemplos incluem improvável: Miami, Flórida, Salt Lake City, Utah, Billings, Montana, e até mesmo Moscou, Rússia.


6. Terremoto
A ilha japonesa de Honshu sofreu um terremoto de 7,9 em 1923. Muitas vezes não é pelo terremoto em si que causa a morte, mas o rescaldo. Declarados 105.000 óbitos foram notificados em relação a esta catástrofe que devastou partes da região de Kanto, incluindo Tóquio e Yokohama. Uma estátua de 93 toneladas a 60 quilômetros do epicentro mudou quase dois metros. Mais recentemente, os terremotos e desastres relacionados foram predominantes na atualidade, incluindo os terremotos no Haiti e Chile, que deixaram centenas de milhares de mortos e mais sem-abrigo.

Os terremotos podem causar:

Tsunami
Desmoronamento
Fogo
Liquefação
Preparações para um terremoto já percorreu um longo caminho nas últimas décadas. Com mais informações sobre placas tectônicas e da atividade sísmicas, as estruturas estão sendo projetados para resistir às pressões de terremotos. Mais e mais cidades estão gastando o dinheiro para ter suas estruturas adaptados para que, no caso de um terremoto grande, as pessoas lá dentro permaneçam tão seguras quanto possível.

5. Desmoronamento
Em 1806 a cidade de Goldau, Suíça, sofreu um deslizamento de terra devastador. Os 120 milhões de toneladas de terra destruiu uma área de 20 km, e 457 pessoas morreram no evento. Em 1999, a Venezuela perdeu entre 10.000 e 30.000 pessoas, e mais 8.700, edifícios em um deslizamento de terra. O maior fator para o número de mortos foi a densidade populacional na área e o fato de que a área estava localizada na faixa litorânea, na base de uma montanha.

Algumas das causas dos deslizamentos de terra são:

Erosão
Terremoto
Explosão
Vibrações
Deslizamentos de terra são uma das catástrofes naturais mais fáceis para evitar completamente. Se você vive no meio de uma planície, você não precisa se preocupar. Elas são causados principalmente por causa da gravidade. Normalmente ocorre algo - chuva, terremoto, ou vibrações - que fazem o chão a enfraquecer, permitindo que a gravidade faça seu trabalho. Alguns dos deslizamentos de terra realmente movem mais lento do que se poderia esperar, apenas 0,2 quilômetros por hora. Outros podem se mover para cima de 14 metros por segundo.


4. Furacão

O pior de furacões registrado no Atlântico ocorreu em 1780, causando mais de 27.500 mortes, cruzou as ilhas do Caribe. Não há informações oficiais, mas estima-se que os ventos ultrapassaram 90 m/s enquanto se movia passando por  Barbados. Em anos mais recentes, o furacão Katrina (2005) classificado como o mais caro de todos os furacões da história, e Mitch (1998), o segundo mais mortal  furacão do Atlântico, causou mais de 19.000 mortes e deixou 3 milhões de desabrigados.

Classificações de ciclones tropicais são:

A depressão tropical
Tempestade Tropical
O furacão ou tufão
Os furacões são únicos pelo fato de que mais de um país, ou mesmo continente, pode ser afetado pela mesma catástrofe. Isto leva a múltiplas classificações da mesma tempestade pelos diversos grupos. Se é chamado de furacão, tufão ou ciclone, é sempre claro que eles são perigosos.


3. Tsunami

Em 1908, o terremoto de Messina, na Itália, provocou um tsunami monumental após o tremor parar. Entre os dois desastres, mais de 150.000 vidas foram perdidas. O tsunami no Oceano Índico em 2004 matou mais de 230.000 pessoas. O terremoto que causou este desastre teve uma magnitude entre 9,1 e 9,3 e é o terceiro maior terremoto já registrado em um sismógrafo. Apesar de algumas horas se passarem entre o terremoto e o tsunami, a maioria das vítimas foram pegas de surpresa por causa da falta de sistemas de alerta de tsunami.

Algumas das causas dos tsunamis incluem:

Terremoto
Erupção Vulcânica
Deslizamentos de terra
Explosões Subaquática
Apesar de se ouvir a frase "onda de maré" em referência a estes desastres devastadores, não é cientificamente correto. As marés têm nada a ver com eles. Oitenta por cento dos tsunamis ocorrem no Oceano Pacífico, mas eles são possíveis em outras grandes massas de água, incluindo lagos. Muitas áreas que são de alto risco têm sistemas de advertência para alertar a população, dando às pessoas tempo para evacuar.

2. Vulcão
Embora não haja evidência de que mais vulcões entraram em poderosas erupções, o Monte Tambora é o maior erupção vulcânica registrada na história. O vulcão entrou em erupção em 1815, na ilha de Sumbawa, na Indonésia. A explosão foi ouvida em outra ilha mais de 1.200 quilômetros de distância. O número de mortos chegou a mais de 71 mil pessoas, e as alterações climáticas causaram a pior fome do século 19. Mais recentemente, em 1985, o colombiano vulcão Nevado del Ruiz entrou em erupção, causando 23.000 mortes.

Tipos de vulcões incluem:

Fissura
Escudo
Lava Domes
Cryptodomes
Cinder Cones ou cone de escórias

Vulcões ocorrem  predominantes nas bordas das placas tectônicas. No entanto, é possível encontrar vulcões que não estão nem perto dos limites de placas, incluindo Havaí, que é um lugar quente. O número de erupções não tem diminuído ao longo dos anos, mas os sistemas de alerta têm auxiliado na redução do número de mortes. Se a erupção for suficientemente grande, ele pode mudar o clima de outras partes do mundo ou provocar tsunamis.

1. Onda de Calor
Por um período de 160 dias a partir de outubro 1923 a abril de 1924, Marble Bar na Austrália chegou a 38 graus celsius. Este é o recorde mundial da mais longa onda de calor. A onda de calor mortífero ocorreu em 2003 na Europa. Ela durou de junho a agosto com temperaturas atingindo mais de 48 graus celsius. Mais de 40 mil europeus morreram em conseqüência deste desastre.

Problemas de saúde causados por ondas de calor podem incluir:

Hipertermia
Edema
Erupção cutânea
Cólicas
Síncope
Não existe uma definição universal de uma onda de calor, uma vez que é relativo ao clima normal da área. Alta temperatura acompanhada por elevados níveis de umidade causam vários problemas, tais como quebra de safra, os problemas de saúde e falta de energia devido aos níveis mais elevados de consumo de energia. Durante este tempo também é mais provável para o incêndio começar e é difícil contê-los.

Fonte: toptenreviews.com
By Emily Younker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.