Pelo menos cinco pessoas morreram e três ficaram feridas após um violento terremoto de 8 graus de magnitude nas Ilhas Salomão, que provocou alertas de tsunami em outras áreas do Pacífico.
Entre os cinco mortos estão uma criança e quatro idosos — três mulheres e um homem, informou Chris Rogers, enfermeira do hospital de Lata nas ilhas Santa Cruz, pertencentes ao arquipélago das Salomão.
O terremoto aconteceu à 1h12min GMT (23h12min no horário de Brasília) entre as ilhas Salomão e Vanuatu, ao nordeste da Austrália, perto das ilhas Santa Cruz, afetadas por uma série de fortes tremores nos últimos dias, informou o Centro de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico suspendeu o alerta de tsunami nas ilhas do Pacífico afetadas às 3h45min GMT, duas horas e meia depois do terremoto.
Uma fonte da agência meteorológica japonesa informou, no entanto, que um pequeno tsunami era esperado na costa leste do Japão a partir das 7h30min GMT, com ondas de 50 cm.
Segundo o USGS, uma onda de 55 cm de amplitude foi registrada na província Norte de Nova Caledônia, em Hienghène, e uma de 48 cm na ilha de Lifu. Uma onda menor, de 18 cm, foi observada em Vanuatu.
Pacientes do hospital de Lata nas Ilhas Santa Cruz foram transferidos para abrir espaço a possíveis feridos procedentes das localidades costeiras.
Moradores afirmaram, no entanto, que não perceberam o tremor na capital, Honiara, a 580 km do epicentro.
O alerta de tsunami afetou Salomão, Vanuatu, Nauru, Papua-Nova Guiné, Tuvalu, Nova Caledônia, Kosrae, Fiji, Kiribati, Wallis e Futuna.
Na Nova Caledônia, foi ativado o plano de emergência ORSEC. O Havaí também estabeleceu uma vigilância para tsunami, informou o Instituto do Pacífico. A Nova Zelândia entrou em alerta e as autoridades australianas informaram que o país não estava sob risco.
"As medidas de nível dos mares indicam que foi gerado um tsunami", destacou o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, com sede no Havaí.
O centro mencionou a possibilidade de destruição ao longo da costa perto do epicentro do terremoto e ameaças para regiões costeiras mais distantes.
O hipocentro do tremor foi localizado a 5,8 km de profundidade, a 60 km da ilha de Lata, segundo o USGS. Pouco depois foi registrado um tremor secundário de 6,4 graus.
Constituído por 992 ilhas, o arquipélago das Salomão, pertencente à Comunidade Britânica, tem pouco menos de 600 mil habitantes que vivem essencialmente da pesca, extração de minérios e exploração florestal.
Em 2007, um tsunami após um terremoto de 8,1 graus deixou 52 mortos e milhares de desabrigados.
Em 29 de setembro de 2009, a região foi afetada por um forte terremoto seguido de um tsunami devastador, que provocou 186 mortes em Samoa e Tonga.
Veja onde aconteceu o terremoto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.