terça-feira, 31 de julho de 2012

Tigre vs. leão: quem ganharia a luta?

Os dois grandes gatos são animais bastante perigosos e fortes, e basicamente empatam no quesito quem ganharia uma luta, com uma pequena vantagem para os tigres.

Se essa briga parece improvável para você por conta deles não andarem no mesmo ambiente (leões na África e tigres na Ásia), saiba que esses bichos já lutaram mais do que você imagina. Por exemplo, leões africanos muitas vezes lutavam contra tigres asiáticos no Coliseu, na Itália (faz parte da nossa história humana como amantes do sangue). Na Idade Média os reis também costumavam encomendar esse tipo de briga.

Mesmo mais recentemente, nas primeiras décadas do século 20 e hoje em dia nos zoológicos, encontros acidentais entre essas espécies se tornaram cenas horríveis. Em 2004, um leão derrotou um tigre em uma disputa sobre o acesso a uma piscina em um zoológico chinês, mas não o matou. Em setembro de 2010, um tigre do Ancara Zoo entrou no recinto dos leões e matou um leão adulto, cortando sua veia jugular com a pata em um único golpe.

A vantagem do leão é sua fraqueza

O registro histórico implica que os tigres geralmente ganhavam as lutas na Roma antiga. Os modernos encontros mortais em cativeiro normalmente também tem esse resultado.

Segundo o biólogo e cuidador de grandes felinos no Zoológico Smithsonian, em Washington (EUA), Craig Saffoe, leões e tigres têm, cada um, suas vantagens de combate, e o resultado de uma luta depende completamente dos indivíduos: sua história, estilo de luta e fisiologia.

Sendo assim, qualquer um tem chances de ganhar. “Mas se eu tivesse que colocar meu dinheiro nisso, eu apostaria no tigre”, disse Saffoe.


Então nós dissemos que os tigres têm uma pequena vantagem. Qual? A agressividade.
Os leões possuem certa vantagem física – a juba protege seus pescoços e serve como um lembrete do fato de que leões machos são pré-programados para a luta – e a experiência. “Leões são sociais, os tigres não. Enquanto crescem, os leões brincam e lutam muito, treinando para disputar o direito de estar em um grupo, ao passo que um tigre pode passar toda a sua vida sem um encontro violento”, explica Saffoe.


O físico e a experiência de combate parecem dar o favoritismo ao leão em uma briga. Porque, então, apesar de muitas delas serem bastante iguais, os tigres vencem um pouco mais frequentemente?

Saffoe diz que a própria natureza social que os faz mais experientes também os deixa mais fracos em uma briga com um tigre. Os leões machos normalmente se unem para brigar com grupos rivais, mas os tigres estão sempre sozinhos. Numa briga entre dois indivíduos, então, a vantagem é do tigre.

Também, os leões brigam mais frequentemente, portanto nem sempre matam. Porque lutam em grupo, eles podem “brincar” com a presa antes. Já o tigre é mais bem agressivo. “Eles vão para a garganta, querem logo matar”, disse Saffoe. “Talvez eles sejam condicionados por meio de sua evolução a nunca depender da ajuda de ninguém e a sempre ir para a morte rápida”.

Tem gente que aposta nos leões – o que não é uma má aposta -, mas a história e agressividade dos tigres lhe conferem uma vantagem na briga entre as espécies.

Leão x tigre


As duas espécies costumam ter tamanhos comparáveis. As estimativas variam, mas em média um leão macho adulto africano e um tigre macho adulto de Bengala ambos pesam entre 180 a 190 quilogramas. Os tigres podem superar leões nesse quesito, chegando até 250 kg (o tigre siberiano). Leões africanos têm aproximadamente 42 a 43 centímetros de altura no ombro. Os tigres de Bengala têm geralmente 40 a 42 e siberianos atingem cerca de 43 a 44 cm, em média.

Quanto a técnicas de luta, leões geralmente avançam cegamente e tigres têm uma estratégia planejada. Os tigres podem também se esquivar de ataques, pois são muito ágeis e velozes, além de resistentes.
Leões têm experiência de combate e uma juba, que intimida adversários e lhe confere proteção. Mas os tigres às vezes caçam animais maiores sozinhos. Leões machos juntos derrubam um grande búfalo, mas tigres caçam gaur (bisão indiano, um grande bovino nativo do sul da Ásia e uma das maiores espécies de animais terrestres) quase regularmente sozinhos.

Além da juba, outra boa adaptação anatômica do leão são suas patas dianteiras, mais musculosas. Como a patada é uma importante arma de ataque, os golpes do leão podem ser mais fortes e eficazes. O tigre tem como ponto forte as patas traseiras, o que lhe confere mais agilidade e capacidade de dar saltos maiores.
Os tigres também têm maior cavidade craniana para comportar seus cérebros e são geralmente considerados mais inteligentes, o que pode ser um fator determinante.

O ranking dos felinos


O leão e o tigre são provavelmente os mais famosos, mas não os únicos grandes gatos. E os outros felinos? Teriam alguma chance em brigas mortais?

De acordo com Saffoe, os grandes felinos podem ser classificados da seguinte forma: no topo, um empate entre tigres, onças (jaguar) e leões. Em seguida, em ordem de maior para menor grau, viriam leopardos, pumas, leopardos da neve e guepardos (chitas).

“A luta mais intrigante seria entre um macho de bom tamanho do tigre de Bengala e um macho de bom tamanho do jaguar, porque ambos têm em média o mesmo temperamento, tamanho, velocidade e força”, disse.
A chita pode ser o mais fraco, mas também é o mais veloz animal terrestre. Talvez em um espaço fechado perderia a luta, mas na selva, poderia fugir como o diabo e não ser alcançada.

Já o leopardo possui a selvageria como carta na manga. “Eles são lutadores pequenos, mas muito poderosos e capazes. Podem se transformar em um ‘demônio’ rodopiante e rasgar um leão ou tigre”, brinca Saffoe.

[LifesLittleMysteries, JornalDosBichos, MundoEstranho, Terra, JornalDosBichos2]

Filhotes de leão e tigre brincam juntos
É sempre interessante ver como animais de espécies tão diferentes podem conviver harmoniosamente. Neste vídeo, filhotes de tigre e leão brincam juntos, como dois amigos. Melinda, a usuária que postou o vídeo abaixo no Youtube, é voluntária em um centro de preservação de animais chamado Kowiachobee, em Naples, Flórida, nos Estados Unidos. Ela conta que os dois filhotes, ambos com 5 meses de idade, foram criados juntos, então convivem como irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.