Bom humor a toda prova
RIO - Os homens são mais engraçados do que as mulheres, mas a diferença é pequena, percebida principalmente por outros homens. Essas são conclusões do estudo de psicologia da Divisão de Ciências Sociais da Universidade da Califórnia, em San Diego, publicado na revista "Psychonomic Bulletin & Review".
Os pesquisadores usaram quadrinhos da revista "The New Yorker" e pediram para os participantes do trabalho fazerem legendas. Divididos em dois grupos, 16 homens e o mesmo número de mulheres foram convidados a escrever sozinhos, em uma sala silenciosa, 20 legendas de desenhos tentando ser o mais engraçado que podiam. Quando foram escolher as mais engraçadas, os homens superaram as mulheres em apenas 0.11 ponto, num máximo de 5.
A descoberta fortalece o estereótipo de que os homens são mais engraçados e faz lembrar o artigo de Christopher Hitchens publicado em 2007 na revista " Vanity Fair": "Por que as mulheres não são engraçadas?". A explicação padrão geralmente está relacionada a argumentos evolucionários, em que o humor masculino seria um atrativo para conquistar mulheres, assim como o pavão usa sua cauda para chamar a atenção de uma fêmea.
Porém, a principal autora do estudo, Laura Mickes, afirmou que as diferenças entre homens e mulheres são tão pequenas que não podem reforçar esse estereótipo. No entanto, 90% das pessoas de ambos os sexos que participaram do estudo disseram que acham os homens mais engraçados.
O mais interessante, de acordo com os pesquisadores, é que a pontuação masculina era um pouco maior quando o avaliador era outro homem. As mulheres deram apenas 0,06 de vantagem para os homens, enquanto os homens avaliadores deram 0,16 a mais para as legendas feitas por pessoas do mesmo sexo.
- É triste para os caras - disse o coautor do trabalho Nicholas Christenfeld, da Universidade de San Diego - que pensam que vão impressionar as mulheres com o humor, mas na verdade vão impressionar outros homens.
Além disso, os pesquisadores pediam para as pessoas tentarem adivinhar qual era o gênero das legendas mais sem graça. Erroneamente, na maioria das vezes a autoria era atribuída à uma mulher.
Também há diferenças em relação ao conteúdo das legendas. Pesquisadores notaram que os homens usam mais palavrões e humor de cunho sexual do que as mulheres.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.