sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Acne grave pode aumentar o comportamento suicida, diz estudo

As pessoas com acne severa podem ser acometidas de tentativas de suicídio, de acordo com um recente estudo divulgado sexta-feira.

Estudos anteriores haviam sugerido que os tratamentos médicos para a acne como a isotretinoína, que é encontrada em fármacos como o Roacutan, Accutane, Amnesteem, Claravis, Clarus ou Decutan, levariam à depressão e comportamento suicida.

No entanto, os pesquisadores estão dizendo que após o término do tratamento médico - que é adotado quando os antibióticos não são eficazes - o comportamento de suicídio tende a ser desencadeada pela vida social e não o tratamento médico em si.

"Acne grave não é uma condição trivial, na ausência de tratamento com a isotretinoína, está associada com um risco aumentado de tentativas de suicídio", disseram  os pesquisadores envolvidos no estudo.

"A associação entre acne, morbidade psiquiátrica, e tentativas de suicídio tem sido descrito, e alguns autores têm observado que a isotretinoína realmente leva a uma melhora da ansiedade e da depressão por causa do restauração de deformação pela acne", disseram os pesquisadores.

O Instituto Karloinska, da Suécia realizou o estudo, entre 1980 e 2001, analisando os casos de 5.756 pessoas, com idades entre 15 a 49. O estudo - publicado recentemente no British Medical Journal - foi conduzida por Anders pharmacoepidemiologist Sundstrom. A isotretinoína tem sido utilizado para tratar a acne desde os anos 1980.

Segundo o estudo, 128 pacientes foram admitidos ao hospital por tentativa de suicídio.

Durante o ano, antes do tratamento, a taxa de incidência padronizada por tentativa de suicídio foi levantada: 1,57 (IC95 por cento 0,86-2,63) para todas as tentativas, inclusive as de repetição, e 1,36 (0,65-2,50), contando apenas as primeiras tentativas.

O relatório de investigadores três anos após o tratamento interrompido, o número observado de tentativas foi próximo ao número esperado e assim permaneceu durante 15 anos de prosseguimento, com uma taxa de incidência padronizada de 1,04 (intervalo de confiança de 95 por cento, 0,74-1,43) para todas as tentativas e 0,97 (intervalo de confiança 95 por cento, 0,64-1,40) para as primeiras tentativas.

"Nossos resultados indicam que o tratamento com a isotretinoína pode atenuar o comportamento suicida. Para alguns pacientes vulneráveis, no entanto, a isotretinoína pode desencadear tal comportamento ", diz o estudo, sublinhando que os estudos futuros são desafiados a identificar pessoas que podem ser vulneráveis a isotretinoína.

Além disso, o estudo diz "acompanhar de perto o estado mental dos pacientes tratados com isotretinoína, bem como aqueles com acne grave, devem ser uma parte do processo de tratamento e deve continuar por pelo menos um ano após o término do tratamento."

2 comentários:

  1. BEM,NO COMEÇO DO TRATAMENTO VOCÊ NÃO PERCEBE RESULTADO NEM UM,PERANTES AS CIRCUNSTANCIAS DE DISFIGURAÇÃO VOCÊ SE SENTE UM "OGRO" ENTRE PESSOAS NORMAIS QUE TE JULGAM PELA APARÊNCIA NA QUAL ISSO VAI TE LAVANDO CADA VEZ MAIS PARA BAIXO,SIM COM IDEIAS DE SUICÍDIO POR SE SENTIR HORRIVEL PERANTE OS OTROS, EU PELO MENOS NAO SAIA MAIS DE CASA POR VERGONHA E QND SAIA POR MAIS QUE ESTVESSE MUITO CALOR SAIA DE CASACO PARA TENTAR ESCONDER AS ACNES, NA QUAL TENHO POUCAS E NA REGIÃO DO PESCOÇO MAS MESMO ASSIM APAREÇRAM NA FAZE DA ADOLESCÊNCIA,ONDE ESSA ETAPA É UMA ETAPA DA VAIDADE ONDE TUDO DEVE ESTAR PERFEITO,MAS HOJE GRAÇAS A DEUS A AOS MEDICAMENTOS JÁ ESTOU NO FINAL DO MEU TRATAMENTO ORAL E DEPOIS VOU PARTIR PARA OS PILINGS E LASER PARA ELIMINAR AS MANCHAS QUEE NAO SAIRAM, SEI O QUE PASSEI, E SEI QUE QUEM TEM ESSE PROBLEMA COMO SE SENTE, MAS POR MAIS QUE SEJA DIFICÍL SEJA FORTE NAO DEICHE UMA ETAPA DE SUA VIDA ACABAR COM SEUS SONHOS NÃO SE ESQUEÇAM VOCÊ É AVALIADO PELO O QUE VOCÊ É POR DENTRO E NÃO POR FORRA .... ERGUAM A CABEÇA E NÃO DEZISTAM..

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma amiga que tentou suicídio por ter muita acne, ela evitava sair muito,não gostava de ir a lugares com muita gente.A família dela nunca prestou atenção no quanto ela estava se escondendo do mundo,eu já sabia que ela não estava bem com ela mesma,mais não sabia como ajuda-la.Foi quando aconteceu o ocorrido e sua família percebeu o quanto estava ficando grave as coisas a sua volta. Hoje ela está se tratando com a acne e com um psicologo,não está tudo bem,ainda! Mas estamos ajudando ela a superar essa fase complicada da sua vida.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.