segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Vídeo mostra o momento em que a broca irrompe até a caverna onde 33 mineiros estão presos no Chile.

fotos governo chileno mostram o momento da broca dos bombeiros romperam a 33 mineiros presos.
Trabalhos de resgate continuam nesta segunda-feira (11). (Foto: AFP)

O ponto de viragem na mina de San José veio logo após 0800, hora local (1200 GMT), desencadeando as celebrações na superfície.
CNN
Vídeo da CNN Chile mostra uma visão do que parecia quando a broca atingiu mineiros presos e as equipes de celebração de broca ".


O revestimento metálico do poço pelo qual os 33 mineiros presos no Chile subirão à superfície terminou na madrugada desta segunda-feira (11), de acordo com a empresa responsável.
Após a conclusão desse procedimento, será montada a plataforma de suporte da cápsula Fênix, por onde os mineiros serão içados.

Ilustração: Arte G1
O revestimento consiste em proteger com tubos metálicos o duto de 622 metros de profundidade por 66 centímetros de diâmetro.

Engenheiros trabalharam durante a noite para colocar 96 metros de chapa de metal na parte superior de um túnel de 622 metros, terminando às 03:00, hora local, provocando aplausos e gritos de "Viva Chile". Teste executado da cápsula de resgate, chamado de Phoenix, estão previstas para começar hoje.

O Ministro da Mineração, Laurence Golborne, disse que se os exames correram bem e os mineiros poderiam começar a ser transportado para fora, um por um, amanhã à noite, 68 dias após o colapso de parte da mina de ouro e cobre na típica paisagem lunar do deserto de Atacama.

O Presidente Sebastian Piñera, deve visitar o local amanhã, possivelmente acompanhado de seu homólogo boliviano, Evo Morales, que pediu atendimento porque um dos "Los 33" é boliviano.

As equipes de resgate disseram que hoje retomarão a perfuração de um eixo separado, como um plano de back-up em caso de problemas com a primeira, que vai obrigar a cápsula de torcer até uma dúzia de vezes através de curvas de diâmetro de 28 polegadas.

A inspeção de um vídeo mostrou que as paredes inferiores do buraco são de rocha firme e suave, eliminando a necessidade de alinhá-las, o que teria levaria dias.

O ministro da Saúde, Jaime Manalich, disse que pelo menos dois socorristas, incluindo um paramédico, seriam guinchados até a caverna para preparar os homens para uma viagem claustrofóbico que poderia levar de 10 a 40 minutos.

As autoridades querem os mineiros mais estáveis para ir primeiro, ele disse. "Eles têm que ser psicologicamente maduros, têm uma grande experiência em mineração e ser capaz de lidar com um treinamento rápido sobre como usar o cinto e uma máscara de oxigênio na cápsula Phoenix."

Alguns se ofereceram para ir para cima primeiro e várias delegações manifestaram o desejo de ir atrás "em um show completamente admirável de solidariedade", disse o ministro. Um motivo para ser o último, porém, é um lugar garantido no Guinness World Records como o mineiro a ficar mais tempo no subsolo. Dada a complexidade da situação atual, é um registro que muitos esperam ser insuperáveil.

A eles serão dadas roupas impermeáveis projetadas para permitir que sua pele respirar quando eles eles subirem, e na parte superior receberão um par de óculos Oakley Radar para protegê-los da luz solar direta, antes de começar uma avaliação de 48 horas de sua saúde física e mental.

guardian.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.