sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Triste e inusitado: homem morre engasgado com mocotó em bar de Vila Velha

Para a família é difícil acreditar na forma como a morte aconteceu. O dono do estabelecimento disse que nunca tinha visto nada parecido
O comerciante Edson Silva, 65 anos, morreu de forma trágica e totalmente inesperada, às 21h da última quinta-feira, em Santa Inês, Vila Velha. O idoso tomava uma porção de caldo de mocotó, no balcão de um bar quando engasgou com um osso presente no mocotó. Apesar de ser atendido por populares e bombeiros socorristas, a vítima não resistiu e faleceu dentro do estabelecimento. 


O Seu Edson estava sentado em um banquinho do bar, em frente ao balcão. Ele recebeu os primeiros socorros de pessoas que estavam no estabelecimento. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando a equipe chegou ele já tinha engasgado.
As informações são de policiais civis que registraram a morte de Edson e familiares da vítima, que foram ao Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, na manhã desta sexta-feira (15) para liberação do corpo do comerciante.

"Nós não tivemos acesso ao laudo da perícia, mas tudo indica que a causa da morte foi essa, até porque ele não tinha qualquer problema de saúde. Sem contar que não foi a primeira vez que ele se engasgou assim", disse o empresário de telecomunicações Leonardo Nascimento, 30, sobrinho do idoso.

O osso, que teria aproximadamente seis centímetros, estava dentro da cartilagem de um dos pedaços do mocotó. Cerca de 15 pessoas estavam dentro do Bar Tropical, onde ocorreu o fato, localizado na Rua Rui Braga Ribeiro, quando Edson Silva se debruçou repentinamente no balcão, após uma garfada.

Sem sensibilidade

De acordo com informações de peritos e médicos legistas da Polícia Civil, Edson Silva usava uma prótese dentária, há alguns anos. A dentadura pode ser um dos fatores que levaram a vítima a não identificar a presença do osso no pedaço de carne, visto que o implante reduz a sensibilidade no ato de mastigar.

Essa não foi a primeira vez que Edson Silva sofreu esse tipo de acidente, de acordo com parentes. Há três anos, ele se engasgou da mesma forma, dentro da casa do sobrinho Leonardo, em um almoço de família. "Ele mesmo havia preparado a comida, pois sabia cozinhar. Aconteceu da mesma forma, mas por sorte não aconteceu nada grave com ele", revelou o Leonardo.

Na ocasião, o namorado de uma prima de Leonardo, que é enfermeiro, foi quem socorreu o idoso imediatamente e conseguiu retirar o pedaço de carne a tempo.

Passo a passo da emergência

Engasgo

O procedimento adequado é realizar a Manobra de Heimlich. A pessoa a aplicar a manobra deverá posicionar-se atrás da vítima, fechar o punho e posicioná-lo com o polegar para dentro entre o umbigo e o osso esterno. Com a outra mão, deverá segurar o seu punho e puxar ambas as mãos em sua direção, com um rápido empurrão para cima e para dentro. Assim é feita uma pressão interna para que o objeto seja expelido.

Crianças com até um ano

Ela deve ser colocada de bruços sobre o braço ou a coxa da pessoa. Com uma mão apoia-se a cabeça e dê 5 palmadas nas costas para que ela possa expelir o objeto. Se não for o suficiente coloque a criança de bariga para cima coloque dois dedos (médio e anelar) no peito, entre os dois mamilos e faça 5 compressões, alterando com os tapas no dorso

Febre alta

Em crianças, é importante não oferecer remédios indicados por terceiros e ter cuidado com a dose. Nunca utilizar antiinflamatório. O banho deve ser fresco e não se deve enxaguar a criança para que a evaporação da água ajude a reduzir sua temperatura corporal

Convulsão

O mais importante é proteger a cabeça da pessoa para que ela não fique ferida. É fundamental também afastar os objetos em volta. Se a crise for repetida, é importante procurar o Samu.

Desmaio

Prestar atenção para ver se a pessoa está respirando e se tem pulso. Se sim, ela deve ser colocada deitada de lado, com o braço que está em baixo para cima e a perna que esta para cima flexionada. Assim a via aérea não será obstruída, e a pessoa estará livre de aspirar um possível vômito.

Falta de ar

O ideal é já ter uma medicação para as crises e ligar para o Samu

Acidente

Chamar o socorro e não mexer com o acidentado. Se isso ocorrer, ele corre o risco de sofrer alguma lesão de medula ou neurológica.

Queda

Não se deve menosprezar queixas de dor, principalmente de pessoas idosas. Se isso acontecer, é importante chamar o serviço de resgate.

Picada de animais peçonhentos

O primeiro passo é observar qual foi o animal responsável pela picadura e suas características. Isso vai ajudar na administração do soro. Nenhuma outra medida deve ser tomada antes de se ligar para o Toxen (0800 28 39 904)

procedimentos de emergência

Respiração boca a boca.
A pessoa deve se ajoelhar ao lado do rosto do paciente e tapar o nariz e colocar a boca sobre a boca. Assopra-se uma vez e respira-se profundamente. Esse procedimento deve ser realizado duas vezes e intercalado com 30 compressões cardíacas. Nas crianças, a boca de quem for realizar o procedimento deve cobrir tanto a boca quanto o nariz do pequeno paciente

Compressão cardíaca.
Deve ser feita colocando-se uma mão sobre a outra, com os dedos entrelaçados e com a parte de baixo da mão pressionando e fazendo aproximadamente 4 centímetros de deformação toráxica. O procedimento deve ser realizado no osso no meio do peito, entre os mamilos

Fonte: Profissionais do Samu 192

Socorro correto reduz risco do engasgue

A morte do comerciante Edson Silva serviu de alerta para o perigo que pode representar uma pessoa engasgar com qualquer alimento, por mais inocente que ele possa parecer.

Esse tipo de problema causa asfixia, que é o bloqueio ou a dificuldade de respiração por qualquer forma de impedimento da entrada de ar nos pulmões.

Entre os principais sinais de engasgue estão a dificuldade respiratória, ruídos durante a respiração, agitação ou prostração, palidez ou arroxeamento da pele, perda da consciência e parada cardiorrespiratória.

Como explica o coordenador médico do Samu 192, Alexandre Bittencourt, antes de tomar qualquer procedimento por conta própria é importante que a pessoa ligue para o Samu e descreva a situação. Um profissional irá passar, então, toda a orientação necessária.

Entre os passos e serem seguidos por quem for socorrer a vítima, está: identificar que o paciente apresenta obstrução das vias aéreas perguntando se ele pode falar.

Se o paciente conseguir emitir algum som, incentive-o a tossir e encaminhe-o ao hospital. Se ele não conseguir emitir som algum, será preciso realizar a chamada Manobra de Heimlich, procedimento no qual uma pessoa faz uma manobra usando as mãos para fazer pressão sobre final do diafragma. Isso comprimirá os pulmões e fará pressão sobre qualquer objeto estranho na traqueia.

No caso de crianças de até um ano de idade, a situação é diferente: ela deve ser colocada de bruços sobre o braço ou a coxa da pessoa que fará o procedimento, e em seguida devem ser dadas algumas palmadas nas costas para que ela possa expelir o objeto. (Frederico Goulart)




Fonte: A Gazeta e TV Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.