O pó branco é o hormônio do crescimento humano, ou HGH, uma substância de reforço de desempenho tão poderosa que pode transformar um fraco em um atleta medalhista de ouro. No entanto, é quase impossível de se detectar. Ele indiretamente fez sua primeira vítima no esporte no Reino Unido no domingo, quando jogador da liga de rugby Terry Newton envergonhado cometeu suicídio enforcando-se em seu sótão.
Vítima ... a estrela do rugby Terry Newton da equipe do Wakefield Wildcats |
A substância ocorre naturalmente no corpo e é usado na medicina para tratar distúrbios de crescimento e deficiências hormonais.
Para as pessoas que sofrem tais problemas, tem muitos efeitos positivos, incluindo a redução da gordura corporal, aumento muscular e densidade óssea e aumentar a função sexual e do sistema imunológico. Apesar de não ter havido uma investigação adequada sobre a sua eficácia no desporto, os usuários tinham há muito relatado que impulsiona de forma sobre-humana a velocidade e a potência.
Então, em Maio último, os cientistas provaram que o HGH pode melhorar o velocista de 100 metros um tempo de até 0,4 segundo - o suficiente para levá-los de entrar na última Olimpíada para ganhar.
O estudo dos EUA testou 96 atletas amadores de 18 a 40 ao longo de oito semanas, injetando metade com HGH e as outras com um placebo. Aqueles que tomaram HGH também reduziram a gordura de seus corpos.
Quase impossível de detectar ... HGH sob o microscópio
A dor de cabeça real para os funcionários do Jogos de Londres 2012 é que os atuais testes anti-doping tem que ser feito dentro de 24 horas antes de um atleta tomar HGH - tornando-o extremamente fácil de fraudes para evitar ser detectado - e os funcionários estão preocupados que não há nenhuma maneira de saber o quão repleto de abuso ocorre com o HGH.
O professor Peter Sonksen é especialista em hormônio de crescimento e passou dez anos pesquisando um teste mais eficaz para HGH no esporte.
Ele diz: O HGH é largamente consumida no desporto e nós apenas não podemos detectá-lo no momento. Ele "é um corpo altera-hormônio que faz a massa das pessoas muito mais potente do que os anabólicos. Está provado que aqueles que a utilizam têm uma vasta vantagem sobre os outros - eles se tornam super-poderosos ".
Mas ele acrescenta: "Outro teste é no encanamento que me ajudou a desenvolver, que será muito melhor em detectar HGH, mas no momento não está sendo usado.
"Estou convencido de que, quando é colocado em uso, será capaz de derrotar os cheats do esporte - tanto pelo maior número do que atualmente."
Ainda mais preocupante é a facilidade com que o HGH pode ser comprado. Lojas de esteróides esteróide online oferecem dez frascos de HGH por 420 euros.
Muscular
comerciantes ambulantes vendem por cerca de 200 euros. Usuários misturam o pó branco com água esterilizada e injetam no músculo, co os riscos de infecção do sangue, se a agulha hipodérmica não é estéril.
Sob a lei do Reino Unido é ilegal vender HGH mas JURÍDICO ao próprio e levá-la, se você puder provar que é para uso pessoal e não para lidar com os outros.
Para lidar com o problema de HGH nos Jogos de Pequim, em 2008, a World Anti-Doping Agency impôs testes aleatórios da droga antes da competição ter começado.
Eles também avisaram que iriam congelar amostras de sangue por até oito anos, para que eles pudessem testá-lo novamente se a tecnologia evoluísse.
Michael Stow é chefe de ciência e medicina Anti-Doping no Reino Unido, órgão responsável pela execução da política de drogas anti-Bretanha diz: "Nós teremos um teste mais efetivo no local para as Olimpíadas. Trapaceiros devem saber que vamos pegar quem usar o HGH. Nós já estamos muito melhor em pegar fraudes". Ele acrescenta: "Há muitos riscos para as pessoas que tomam HGH. O corpo faz certas partes do corpo, tais como os ossos dos maxilares e causar gigantismo. Você pode acabar por sofrer.
"Também coloca uma pressão sobre o coração. É uma coisa terrível de se envolver com seu nível físico, muito menos o fato de torna-lo uma fraude."
Fonte: thesun.co.uk
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.