terça-feira, 12 de outubro de 2010

Chile: O espetáculo do resgate dos 33 mineiros presos em mina.

Chile: contagem regressiva expectante para resgatar os 33 mineiros presos

Os 33 mineiros presos na mina de San José, vão subir para a superfície como o plano de emergência desenvolvido pelas autoridades chilenas, que começa hoje e vai durar aproximadamente 48 horas. O Presidente Sebastián Piñera tarde chegou à Mina de San José, onde foi informado dos preparativos do  iminente resgate  pelo ministro de Mineração, Laurence Golborne.

"Nós esperamos concluir na terça-feira com pelo menos um dos mineiros na superfície. É a meta que estabelecemos, e estamos trabalhando para isso ", disse o ministro de Mineração, Laurence Golborne, no Acampamento Esperança ".

Apesar da insistência da imprensa, o responsável de de fornecer informações oficiais  sobre a "Operação San Lorenzo" não especificou o tempo exato em que começa o resgate, e simplesmente observa que será  "nas últimas horas do dia ".

Uma vez que a descida e a  suspensão da cápsula "Phoenix", que levará um a um, os mineiros, a uma profundidade de 622 metros, os técnicos irão verificar o sistema de comunicação, que irá receber sons e imagens durante a viagem.

Embora o ministro de minas se recusasse a revelar os nomes daqueles que vêm em primeiro lugar, as fontes das famílias disseram que a questão de Florencio Avalos, um contramestre de 31 anos foi escolhido por sua experiência e juventude.

Avalos, cuja imagem correu o mundo em 22 de agosto, quando seu rosto apareceu em uma câmera de vídeo para mostrar que os trabalhadores acidentados estavam vivos, descreveu em detalhes o que você vê através das malhas da cápsula, que as informações técnicas considerada de vital importância para o desenvolvimento de todo o resgate.
Então vou voltar para Mario Sepulveda, o mineiro que tem feito nas últimas semanas a  gravação de imagens de dentro do abrigo, e Carlos Mamani,  Bolivianos, os únicos trabalhadores, a quem o presidente Evo Morales irá pessoalmente recolher.

As descidas primeiro a cápsula "Phoenix" será aproveitado para descer os primeiros três paramédicos que irá avaliar a condição física dos mineiros e dividi-los em três grupos: os mais qualificados tecnicamente, os mais fracos e mais fortes.

Quando o primeiro mineiro for resgatado com sucesso acenderá uma luz e uma sirene soará, uma operação que deverá repetir 32 vezes nas próximas 48 horas e não deve perturbar a família à espera no campo, disse Ministro da Saúde Jaime Mañalich.

Este é o caminho para alertar o pessoal médico que trabalha no hospital de campo "toda vez que a mina está em processo de 'nascimento' ", disse o ministro metaforicamente para se referir à chegada de cada um dos mineiros são resgatados .

Para vir à superfície, os mineiros serão transferidos para a zona tampão localizado no hospital, onde vão permanecer duas a três horas antes de ser transferidos para Hospital São José de Copiapó.

A transferência seria feita por um helicóptero da Força Aérea Chilena capaz de transportar quatro trabalhadores, mas a neblina impede e os mineiros e serão transferidos de ambulância da estrada em uma viagem cuja duração foi cronometrado: 33 minutos.


Infolatam
Copiapo / Santiago do Chile, 12 de outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.