quarta-feira, 8 de setembro de 2010

10 mais bonitas praias desertas no Brasil


Viaje Aqui, um site de viagens popular brasileira, lançou um concurso no início de 2008 para escolher a mais bela praia deserta do Brasil. A vencedora foi a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, Pernambuco. Estas foram as 10 praias mais votadas.

1. Praia do Sancho - Fernando de Noronha, PE
Repetidamente é escolhida como a mais bela praia do Brasil, Sancho é uma das muitas maravilhas de Fernando de Noronha. A parede de pedra com vegetação nativa inclui uma baía de águas verdes / turquesa, recifes e impecável condições de mergulho. Chegar à praia requer descer a partir do topo do penhasco através de uma escada vertical de metal através de um buraco na rocha.


Com águas cristalinas e bancos de coral, a praia do Sancho é considerada um dos melhores pontos do Brasil para a prática do mergulho livre. Na época de desova das tartarugas marinhas, entre janeiro e junho, fica interditada das seis da tarde às seis da manhã. O acesso não é fácil, sendo feito a partir do alto de um penhasco com vista espetacular. Ali tem início a escada encravada na rocha que leva à areia branquinha. A praia, porém, é uma das poucas onde é permitida a parada de embarcações para banho, sendo uma opção para quem não topar a aventura pela escadaria. Os barcos costumam ficar atracados cerca de 40 minutos para mergulhos, mas não descortinam a paisagem do alto do penhasco....

Noronha é um paraíso seguro para os golfinhos rotadores e tem uma unidade do Projeto Tamar (www.tamar.org.br) para proteger as tartarugas marinhas. O acesso a Fernando de Noronha, por barco ou avião, é controlado. Uma taxa de proteção do meio ambiente (Taxa de Preservação Ambiental - TPA) é cobrado antes da partida ou à chegada ao arquipélago.

2. Riacho Doce - Itaúnas, ES
Dunas de areia, recifes de coral e um curso de água (Riacho Doce), quase na fronteira do Espírito Santo e Bahia. Acesso por a pé  praia (cerca de 6 milhas) ou de carro com um guia.

Pertencente ao Parque Estadual de Itaúnas (PEI), no município de Conceição da Barra (ES), seu nome vem do pequeno córrego de água doce e escura que sai do meio das dunas para o mar. Aliás, um dos maiores atrativos da região é justamente a beleza das dunas. As móveis possuem mais de 30 metros de altura e mais de 5 km de extensão. Em 1986, elas foram tombadas como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado e escondem a antiga vila de Itaúnas, soterrada entre os anos 50 e 70. Hoje restam apenas algumas construções que aparecem de vez em quando entre a areia. A melhor opção de acesso à praia de Riacho Doce, que fica a cerca de 10 Km depois da atual vila de Itaúnas, é o trekking. Para ver o encontro do córrego com o mar, o visitante conta com trilhas monitoradas pelos funcionários do PEI. O Parque é aberto à visitação pública, com entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3762-5196. Depois do riacho que dá nome ao lugar e um único quiosque são mais 32 km de belas praias e falésias até o rio Mucuri, no estado da Bahia

3. Tambaba - Conde, PB


Grutas, corais, piscinas naturais. Área, separada controlada cercada por altas falésias é pioneira das praias de naturismo oficial do Brasil e do site naturista Congresso Mundial de 31 em setembro de 2008. Fácil acesso a partir da rodovia PB-08.

 4. Praia do Cedro - Ubatuba, SP
Floresta preservada, mergulho, vida marinha rica. Muito pequena, primitiva e desabitada, tem ótimas lajes submersas para a prática do mergulho. Acesso por trilha íngreme. Fica a 22 quilômetros do Centro.

5. Barra dos Remédios - Camocim, CE
Dunas de areia, ventos fortes, uma lagoa, na foz do Rio dos Remédios. Acesso por buggy ou veículos de 4 rodas motrizes. A Barra dos Remédios fica em Camocim, litoral do Ceará. Barra dos Remédios é repleta de dunas, nascentes e manguezais. A praia tem locais onde a natureza é intocada. Sua paisagem diferente do resto do resto do litoral devido a presença dos mangues de Camocim. Existem dunas em forma de cone em toda a extensão.


6. Carro Quebrado - Barra de Santo Antônio, AL
Acesso por barco / carro / pé ou de buggy. O nome da praia ("carro quebrado") é devido a rochas que só podem ser vistas quando a maré está baixa.

7. Bonete - Ilha Bela, SP
Grande surf, uma cachoeira próxima, uma estalagem. Acesso por barco ou por 4 horas de trekking (enduro a pé) na Mata Atlântica.

8. Icaraizinho de Amontada - Amontada, CE
Ainda primitiva, um ponto de windsurf popular. Acesso por estrada de terra (cerca de 30 milhas).

9. Lopes Mendes - Ilha Grande, RJ
Grande surf, a abundância de espaço de cor da água, lindo. Acesso: 45 minutos de barco de mais de 20 minutos trekking, caminhadas ou 2 1/2 horas

10. Brava da Almada - Ubatuba, SP
Atrações: surf, golfins, tartarugas marinhas (Ubatuba tem uma estação di Projeto Tamar em uma praia nas proximidades). Parte do Núcleo Picinguaba, uma unidade de conservação estadual. Acesso por trilhas a partir de praias vizinhas (Engenho, a 10 minutos, e Fazenda, entre 30 minutos e uma hora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.