segunda-feira, 19 de abril de 2010

Fusca. Algumas curiosidades



  • Antes de Adolph Hitler resolver bancar o projeto de carro popular, Ferdinand Porsche tentou durante 30 anos convencer várias fabricantes a financiar sua produção.
     
  • O primeiro modelo de Fusca lançado na Alemanha se chamava V1. A segunda versão do carro só chegou ao mercado dois anos depois com o nome de VW38.
     
  • Na década de 80, o Fusca foi eleito "o carro do século XX".




     
  • Em 1979 surgiu o Fusca Fafá. Ganhou esse apelido por causa das grandes lanternas traseiras, alusão aos grandes seios da cantora Fafá de Belém.
     
  • O fusca tinha sua carroceria aparafusada, diferente da maioria dos carros, que era soldada. Isso facilitava a manutenção.
     
  • Ele foi estampa de selos postais em várias partes do mundo.
     
  • O fusca é um dos poucos carros do mundo que bóia.
     
  • O "Guiness - Livro do Recordes" registrou o Encontro Nacional do Fusca, realizado no Autódromo de Interlagos em 1995. Estavam reunidos 2.728 carros.
     
  • Apesar de ter incentivado a volta da produção de fuscas, o presidente Itamar Franco recusou a compra de um modelo oferecido pela Volkswagen. Ele alegou não ter dinheiro para adquirir um.
     
  • Bananinha é o apelido que foi dado ao componente eletromecânico que existia nas colunas dos Fuscas fabricados até 1959, no lugar da tradicional luz de seta das lanternas.
     
  • No ínicio, o Fusca vinha com o brasão da cidade onde era fabricado - a figura ficava no capô dianteiro. As primeiras unidades traziam o brasão da cidade de Wolfsburg ("o burgo do lobo"), a cidade que foi construída em função da primeira fábrica da Volkswagen, para abrigar seus empregados. Era o desenho de um lobo apoiado sobre as torres de um castelo, próximo a um canal. Quando o carro chegou ao Brasil, muita gente confundiu o animal e passou a chamar o símbolo de "raposinha".
     
  • Embora o Fusca tenha mantido as formas básicas do modelo original ao longo de sua história, as mudanças no motor, carroceria e equipamentos sofreram nada menos que 2.500 alterações.
     
  • Em 1970, foi embarcado o primeiro Fusca brasileiro para a Bolívia e, 10 anos depois, um total de 380 mil veículos completos havia sido encaminhados a 62 países de todos os continentes.
     
  • Na década de 60, uma das principais modinhas nos Estados Unidos era o chamado Beetle Cramming, algo como "estufamento de besouro", que consistia em ver quanta gente conseguia se espremer dentro de um Fusca. No entanto, de acordo com oGuinness Book (O Livro dos Recordes), a equipe vencedora da modalidade não era americana, mas austríaca: a turma da Universidade de Graz colocou 57 pessoas dentro de um Fusca!
     
  • Nos 68 anos que a Volkswagen fabricou o modelo, foram montados em todo o mundo 21.529.464 Fuscas.




     
  • Um dos fuscas mais famosos da história é Herbie, o protagonista de uma série de filmes. O carro, que tem personalidade própria, estrelou "Se Meu Fusca Falasse" (1969), "As Novas Aventuras do Fusca" (1974), "O Fusca Enamorado" (1977) e "A Última Cruzada do Fusca" (1980). Em 2005, a Disney anunciou que estava lançando um novo longa sobre Herbie. "Herbie: Meu Fusca Turbinado" traz o Volkswagen estampado com o número 53 nas competições da Nascar, a stock car americana. Ele voltou ao cinema com um visual todo repaginado: ganhou novas saias, pára-choques cromados, spoiler na traseira, teto solar panorâmico, pintura perolizada e um novo sistema de áudio.


  • Fonte: Cantora Bruna Olly

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.