terça-feira, 12 de maio de 2009

Globo defende-se das acusações e ataca patrocinadores do vôlei


A TV Globo não gostou nada de ver seu nome envolvido nos argumentos dos times de vôlei que encerraram suas atividades nas últimas semanas. Nesta terça-feira, um dia após a Unisul anunciar o fim de sua equipe, a emissora enviou comunicado oficial à imprensa rebatendo as acusações.

Tal como o Finasa já havia alegado, a Unisul justificou que os patrocinadores da equipe desistiram de apoiá-la porque, entre outros motivos, a Globo não exibe o nome destas empresas durante as transmissões das partidas.

A emissora resolveu contra-atacar. Em texto divulgado pela Central Globo de Comunicações, a TV explica as regras internas que a levam a não falar o nome dos patrocinadores durante as exibições. Além disso, diz que a simples transmissão de jogos e eventos esportivos serve de incentivo às marcas patrocinadoras.

No final do comunicado, porém, a Globo eleva o tom e faz críticas diretas às empresas, acusando-as de usar a questão das transmissões para esconder o que seria o verdadeiro motivo da fuga de patrocinadores, isto é, a crise econômica.

Por enquanto, Brasil Telecom, Bento Vôlei e Unisul encerraram suas atividades. O time catarinense, porém, pode ter uma esperança, já que o técnico Giovane Gávio está em negociação com outras empresas para tentar manter a equipe.

O Finasa também retirou seu patrocínio ao Osasco, mas o time continuará na Superliga graças à união de outras empresas. Já a Ulbra anunciou que sua equipe de vôlei durará apenas mais uma temporada, para cumprimento de contratos anteriores. Em 2010, o time também acabará.

Por fim, o Minas segue em negociação com seu maior patrocinador, a Vivo, para tentar segurar seu elenco.

Confira abaixo, na íntegra, a nota enviada pela TV Globo ao UOL Esporte:

Os critérios que orientam as decisões das equipes de Jornalismo e de Esportes da Globo, de citar e exibir marcas, atendem a uma finalidade: ajudar o público a reconhecer a existência de fronteiras entre editorial e comercial, além, é óbvio, de resguardar, legitimamente, o modelo de viabilização da TV aberta, cujo sustento deve advir exclusivamente da comercialização dos intervalos e de outros formatos comerciais.

A Globo considera que a visibilidade natural proporcionada aos patrocinadores de equipes e eventos, em transmissões e reportagens, por si só agrega valor às marcas e gera ganhos de imagem para as empresas investidoras no esporte, dado o imenso alcance de público da televisão aberta.

É curioso que, justamente no momento em que o mundo atravessa grave crise econômica, empresas aleguem que vão encerrar projetos esportivos porque suas marcas não são citadas. Ainda que estes projetos esportivos tenham recebido durante anos - às vezes décadas - o mesmo tratamento atual, o que prova terem sido vitoriosos e assegurado retorno para os patrocinadores que a eles se associaram.

A eventual frustração de empresas patrocinadoras por não terem conseguido, na Globo, a chamada "mídia espontânea", na intensidade pretendida, reforça nossa convicção quanto ao acerto de nossas políticas.

Fonte: UOL

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