domingo, 16 de março de 2014

Robôs para substituir tropas no campo de batalha

Robocop para substituir tropas no campo de batalha

O Pentágono está considerando a substituição de milhares de soldados com robôs, um comandante militar disse recentemente, marcando a primeira vez que um oficial do Departamento de Defesa reconheceu publicamente que os seres humanos seriam substituídos por robôs no campo de batalha .

O general Robert Cone, chefe do Treinamento e Doutrina do Comando do Exército, fez o comentário no simpósio Aviação do Exército em 15 de janeiro, de acordo com um relatório no Defense News, uma publicação comercial que cobre assuntos militares. Ele disse que os robôs permitiriam "uma força menor, mais letal, destacável e ágil."

"Eu tenho uma orientação clara para pensar sobre o que se poderia roboticamente executar algumas das tarefas em termos de capacidade de manobra, em termos do futuro da força", disse Cone.

O Departamento de Defesa Americano não respondeu a um pedido de comentário sobre as observações de Cone.

Cone disse também que um quarto de uma Equipe de Combate da Brigada 4000 tropa poderiam ser substituídos por robôs ou zangões. O anúncio vem como todo o Pentágono está encolhendo, incluindo reduções de tropas. Funcionários do Departamento de Defesa disseram que o tamanho da força recuariam de 540.000 para 450.000 em 2020.

O Pentágono e o Projeto de Pesquisa Avançada Agência de Defesa (DARPA) estão atuando agressivamente na tecnologia robótica. O Departamento de Defesa já investiu bilhões de dólares com empresas como a Boston Dynamics, empresa de propriedade da Google, para desenvolver a tecnologia.

Até agora, a empresa desenvolveu o robô AlphaDog, projetado para transportar equipamento militar pesado para os soldados. Só no ano passado, o DOD (sigla em inglês para United States Department of Defense - o Departamento de Defesa americano) investiu US $ 7 milhões com o Programa Avatar, que está tentando encontrar uma maneira de fazer upload de consciência de um soldado para um robô (assim como em Robocop - Filme de 2014, dirigido pelo brasileiro José Padilha com Joel Kinnaman, Gary Oldman . Ele também gastou 11.000 milhões dólares em um programa que está desenvolvendo robôs que atuam de forma autônoma.

Estes robôs, combinados com o uso já disseminado de drones e robôs para detectar bombas, estão levando os temores de que o elemento humano seria removido do combate. A Human Rights Watch e a Campanha para parar Killer Robots (robôs assassinos), uma coalizão internacional em causa que os robôs podem substituir os humanos, lançaram campanhas para proibir a sua utilização .

Se os robôs mais avançados são usados ​​em batalha, que seria anos para baixo da linha. O tenente-general Keith Walker disse Defense News que o uso disseminado de robôs não poderia ocorrer até que o "futuro mais distante" - em algum momento entre 2030 e 2040.

"Vamos precisar de mudar fundamentalmente a natureza da força, e que seria necessário um avanço na ciência e tecnologia", disse ele.


Adaptado de David Francis, do thefiscaltimes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.