domingo, 20 de outubro de 2013

Piscinas chinesas, as mais frequentadas (e mais sujas) no Mundo

A natação tem sido um símbolo de força física na China, ainda fora da elite dos esportes das escolas de natação competitiva do país, não é uma opção para o chinês comum, que pode querer levá-la até como um hobby. Para a maioria dos chineses, piscinas são apenas um lugar para se refrescar, e não de natação. Durante os dias de pico do verão, quando o calor torna-se insuportável, as piscinas explodem em uma profusão de cores, milhares de pessoas saltam para ela, para fugir do calor escaldante. A expressão de gíria popular usado para ir à piscina é "bolinhos de ebulição", porque piscinas públicas são tão lotadas que tudo que uma pessoa pode fazer é ficar no local.

Falta de instalações de natação é a principal razão pela qual piscinas estão lotados na China, e por isso as pessoas não podem perseguir natação como um hobby durante todo o ano. "Muitos governos locais não podem gerar dinheiro suficiente com piscinas interiores para executá-los durante todo o ano", disse Zhang Yeduan , vice-chefe da Piscina Pública Hongkou, Xangai, a maior.

Mas o número de instalações está aumentando a medida que a renda sobe e gerências privada de academias com piscinas proliferam. Algumas dessas piscinas são enormes. O "Mar Morto da China" é uma piscina de água salgada localizado na Daying concelho, província de Sichuan, inspirado no Mar Morto original no Oriente Médio. A piscina ocupa uma área de 30.000 metros quadrados e capacidade para até 10 mil visitantes ao mesmo tempo. Outra piscina no bairro Stink Yao é capaz de acomodar um escalonamento nadadores 230 mil de uma só vez.
Será que essas fotos fazem você enjoar? Deveria. De acordo com o relatório do Ministério da Saúde da China divulgado no ano passado, de 5.639 piscinas públicas testadas em 24 províncias chinesas, 10 por cento das piscinas excedem o limite de segurança para níveis de uréia. Uréia vem da urina.

A investigação também determinou que a percentagem total de bactérias numa piscina pode atingir 92,3 por cento, enquanto a taxa de bactérias E. coli pode ser tão elevada como 96,9 por cento. As conseqüências disso podem ser fatais. Em 2008, um homem morreu e 3.158 frequentadores ficaram criticamente envenenados quando engoliram água da piscina superlotada com 47.000 nadadores na gigantesca Mao Mao Piscina Municipal, em Pequim.

Um toxicologista notou após colheita de uma amostra de água que a urina e matéria fecal consistiam em cerca de 90% da mistura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.